Oi gente!
Vamos seguir então com a nossa conversa sobre carboidratos. Estou confiando que vocês leram o primeiro post que fiz sobre o assunto, e pegaram a dica que dei do site Fatopia (aqui, aqui e aqui), que explica como os carboidratos elevam a insulina no sangue e os problemas decorrentes disto. Esse conhecimento é fundamental para vocês entenderem o porquê do controle dos carboidratos na dieta paleo.
Seguindo…
Temos, assim, um espectro de 30 a 150g de carboidratos que podemos consumir. Qual é, então, o número adequado de carboidratos?
Bem, esse número depende da sua saúde e dos seus objetivos. Aqui alguns pontos:
1. Quanto maior o seu nível de atividade física, mais liberdade você tem para comer carboidratos, especialmente após o treino ou exercício físico;
2. Se você tem algum tipo de doença, provavelmente é melhor não consumir um número alto como 150g. Isso é algo a ser discutido com seu médico, é claro. Como curiosidade: o que tenho lido é que pessoas com câncer ou diabetes têm resultados muito bons quando restringem os carboidratos, geralmente numa faixa de 20 a 50g. Mas CADA CASO É UM CASO!
3. Pessoas com doenças auto-imunes, como hipotireoidismo, também se beneficiam com um consumo menor de carboidratos. Todavia, tolera-se um número maior do que no caso anterior, inclusive porque um consumo abaixo de 30g pode prejudicar o funcionamento da tireóide. Pelo que li, na faixa de 50g a 100g é uma boa pedida, especialmente para mulheres. Novamente, isso é algo a ser discutido com seu médico.
4. Quão magro você quer ficar, quanto dos seus abdomens você deseja ver hehehe o jeito mais fácil de vê-los é consumir o mínimo possível de carboidratos. Vejam bem, não disse que é o único jeito, mas costuma ser o método mais RÁPIDO.
Tem pessoas que consomem entre 100 a 150g e se dão muito bem, já outras quando passam dos 30g, já se sentem mal. Seja a termos de saúde, seja a termos de perda de peso (:
Se você está chegando agora, eu sei que parece ser informação que não tem fim. Então, eu acredito que o primeiro passo é eliminar a comida processada da sua vida: a pizza, o biscoito, a torrada, o pão, o macarrão e etc.
Sem precisar contar números, sem stress nem nada. Consuma seus carboidratos na forma de frutas, tubérculos e verduras. Claro que não dá para comer perfeito 100% do tempo, mas se você conseguir 80%, já é uma grande vitória (;
Quais carboidratos comer:
Sem precisar contar números, sem stress nem nada. Consuma seus carboidratos na forma de frutas, tubérculos e verduras. Claro que não dá para comer perfeito 100% do tempo, mas se você conseguir 80%, já é uma grande vitória (;
Quais carboidratos comer:
Eventualmente, se depois de se livrar de todos os alimentos industrializados, processados, que vêm numa caixinha com código de barra e etc, você ainda sentir…
… que está comendo muitos carboidratos E/OU
… que ainda não conseguiu emagrecer E/OU
… que ainda não sentiu melhoras na sua saúde e disposição E/OU
… que seu médico quer que você reduza a ingestão de carboidratos por questões de saúde…
Aí você vai ter que estudar um pouco sobre os carboidratos e aprender que, por exemplo, 20g de carboidratos oriundos de uma banana são BEM DIFERENTES de 20g de carboidratos contidos em 400g de brócolis (olha o tanto de brócolis que você tem que comer para conseguir o mesmo número de carboidratos de uma mísera banana… pois é, fruta não é aquele santo graal não…).
Dá uma olhadinha nesse link, para ter uma ideia de quantos carboidratos comer no caso de PERDA DE PESO:
http://www.vidalowcarb.com.br/a-curva-dos-carboidratos-da-dieta-paleo/
http://www.vidalowcarb.com.br/a-curva-dos-carboidratos-da-dieta-paleo/
E, em termos de saúde, o dr. Souto explicou bem didaticamente se o consumo baixo de carboidratos pode ser prejudicial a saúde (em uma palavra: não!!).
No próximo post, trago a terceira e última parte sobre o tema. Nele, vou contar um pouco de como eu controlo os meus carboidratos e o que como!
Espero que tenha ajudado um pouco a entender esse tema tão confuso.
Um abraço!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário